>Um amigo meu (@pedrohijo), assim que entrou no Armário de Madame, postou um comentário sugerindo um post sobre moda masculina. De cara pensei, “iiiih, esse é mais difícil” e de lá pra cá fiquei queimando meus preciosos miolinhos para saber o que a madame aqui teria a dizer sobre roupa e estilo para homens. .
Logo de cara o que me veio à mente foi: “tá, estilistas importantes por todo o mundo passam horas criando tendências para homens, pensando em inovações, em novos cortes, novas peças. Obviamente, eu valorizo muito o trabalho de todos eles e compreendo perfeitamente que eles queiram mudar as milhões de restrições no guarda-roupa masculino e fazer os homens sairem do tédio que é usar, quado muito, bermuda, calça, camisa tshirt, pólo e roupa social. Eu realmente entendo tudo isso. Mas daí a dizer que eu acho bonito homem que usa bolsa, que usa chapéu, que dobra a barra da calça, que usa short e etc…já é demais. Antes de mais nada, eu estaria mentindo; e mentir não é, definitivamente coisa de madame”.
Por exemplo, a calça jeans. Vamos combinar que calças muito grandes são coisas de 50 cent e companhia, né? Assim, na hora de comprar, é interessante procurar uma calça que ajuste bem ao corpo e que, apesar de folgadinha, não pareça que o sujeito está vestindo um saco de batatas. E já que, no dia a dia, a calça jeans é o que aparece mais, para o homem e a companheira (ou companheiro, né?) não ficarem entediados é bom investir em diferentes lavagens. Uma mais clarinha, outra com manchas, outra toda escura.
Às vezes, para dar um charminho, é bom observar a cor da linha que costura a calça. Assim, se a cor da costura é mais douradinha, que tal combinar com acessórios (leia-se relógios e cintos) com um tom próximo? Quando a cor da camisa segue a mesma paleta também fica legal – por exemplo, com a costura dourada, uma blusa amarela; com uma costura vermelha, blusa preta, marrom ou até a própria vermelha mesmo; e se a costura é branca, é ainda melhor, já que dá mais possibilidades de combinações, afinal branco combina com tudo.
Outro detalhezinho que pode imprimir personalidade e criatividade nas produções masculinas é investir em diferentes peças. Eu sei que, no geral, homens não gostam de gastar dinheiro com roupas e afins. Mas também não dá pra dizer que calça jeans é tudo igual, que sapato bastam três (um tênis pro futebol, um tênis para sair e um sapato social para o trabalho ou eventos mais formais) e que não precisa comprar uma camisa roxa porque já tem uma azul escura em casa. Peloamordedeus, néaaam? Existem cores e tons de cores diferentes por um motivo e investir nelas é essencial para sair da mesmice.
Ainda na linha de dicas básicas, outra peça que consegue melhorar o visual dos moçoilos são os cintos! Ah, esses de lona são tão bonitinhos. Com listrinha, lisinhos, de cores claras, escuras ou mais coloridos. Todos são legais. Olha só:
E Olha que #bapho esse look social com o cinto laranjão:
Bem, o assunto “moda masculina” é amplo, bem maior do que eu pensei de início. Bastou um tempinho pensando e milhões de idéias me surgiram. Mas não cabe tudo em um post só. Para organizar, preferi me dediquei, neste post, a dicas beeeem básicas. No próximo post eu dou uma avançada, falando das calças brancas, das bermudas quadriculadas, dos blazers e, claro, das benditas golas V que o Sr. Fiuk fez o favor de ‘inventar’.
Apenas para finalizar, ficam umas dicas de madame super importantes.
1) Um banho bem tomado, boca cheirosinha, perfume e cabelo penteadinho é obrigação, né? Ah sim, e aparar os pelinhos (principalmente da axila) é questão de higiene, não de masculinidade.
2) Uniforme de time de futebol é para usar no estádio, em frente à televisão em dia de jogo e no máximo para ir ao supermercado. Em eventos sociais e à noite, principalmente, NÃO! NUNCA! JAMAIS!
3) Camisa regata é para ser usada na academia. E blusa machão é para Alexandre Frota. E ponto final, sem discussão.
>Concordo com voce 100%! Tirando a questao dos pelos no suvaco! A nao ser que o cara seja o abominavel homem das neves! Acho que o basico bem feito é o que combina com o HOMEM! Ficar inventando muito é "pobrema"! Parabens pelo post! Muito bom! Quero ver como vai se virar com as "golas Fiuk"!
>A parte de aparar os pelos da axila se aplica apenas aos homens que realmente tem muito pelo, né? Pois é, golas v no próximo post. Não esqueça de passar por aqui de novo.OBrigadA!
>Martinha,Tentei te deixar um scrap mas não consegui! hahaha! Mas queria só te dizer que tava lendo seus textos no seu blog ontem e me apaixonei. Parabéns viu? Você tá na profissão certa. Hahaha! Adooorei, vou ver sempre agora. Além de Estilosa, Linda, Inteligente… você também é um Talento! Parabéns!! Vou ficar ligadinha até pq adoro esse assunto. Beeeeijos!
>Não consegui deixar por depoimento então postei aqui! 🙂
>Esses homens estão precisando URGENTE dar uma passadinha aqui!!! hahaha Adorei e concordo que os homens devem sim aparar os pelos da axila..Pelo amor de Deus, é o minimo da higiene!!Luana
>superei a fase do todo dia com uma camisa de estampa na frente. hahaha adorei o texto, dificil é ter paciencia para sair as compras e achar alguma roupa bonita e que fique legal.
>lua, vamos fazer uma campanha para os homens passarem por aqui!! pelos aparados já!! hehe
>peu,eu tinha um cunhado q era assim. blusa azul com desenho de barquinho. ele tinham umas quatrocentas mil iguaizinhas!! hehehe tá vendo aí? você é um ser evoluído – embora eu adore boa parte das camisas que você usava na faculdade..hehehebjoca e brigadinha por passar aqui!
>Olá Martinha, obrigada pela visita ao Phinérrima.Adorei seu blog tb, muito fofo…já estou te seguindo tb.BeijokaaaaaaaTati