>Pequenos ecos de um ingênuo "ps"

>

No post de ontem, a idéia era que a loja da Eudora fosse o assunto principal do post e dos comentários das madames. Daí que eu tive a ingênua e simplória idéia de fazer um ps sobre o consumo consciente me usando como exemplo (nada mais justo, afinal o blog é meu mesmo…) e lá se foi mais uma polêmica aqui no Armário.
Confesso que depois de tanto furdunço (obrigada, aliás, pelos comentários sinceros e não maldosos a favor ou contra ao que falei), parei para reler o que havia escrito e percebi que, em algum momento, o meu simplório ps dizendo que não havia feito uma compra tão grande no cartão de crédito pode ter soado esquisito – afinal, eu não preciso mesmo dar satisfações a ninguém sobre como pago minhas contas. Só não apaguei, voltei atrás ou corrigi o texto – e nem me dei muito o trabalho de perder mais do 5 minutos em reflexão sobre os comentários negativos a respeito dele – porque eu sei que, mais do que exibicionismo, atitude desnecessária ou vontade de querer informar como pago minhas contas, a intenção do comentário era muito maior e conectada com algo muito mais importante do que um simples relatório financeiro pessoal, que é a responsabilidade de quem fala sobre moda promover também uma reflexão sobre esse universo de desejos.
Sim, a moda é movida a desejos. Os desfiles, as vitrines, as publicidades, os red carpets, as revistas e até os blogs estão aí para isso: para colocar a moda em pauta, para dar destaque a determinados produtos e para desenvolver conceitos positivos sobre eles. Mas daí a achar que moda é só isso, é um erro. Um erro bastante grande, é verdade, mas, apesar disso, bastante corriqueiro, frequente e até comum.
É comum ver meninas desejando ter o que não podem e fazendo compras mirabolantes em mil parcelas no cartão de crédito só para ter a it bag do momento, para se encaixar numa tendência, para ser igual àquela it girl usando todas as it roupas, os it acessórios e qualquer outro it que esteja na moda. E onde é que isso é certo, minha gente? Onde é que ver num blog que uma marca é legal e que a blogueira X ou Y usa esse ou outro produto e querer, a todo custo,  ter esses produtos também está certo? Hein?
Apesar de amar falar de moda, colocar moda em pauta, compartilhar meus desejos de compras e até incentivar esses mesmos desejos nas minhas leitoras, eu não posso ignorar que, em alguma medida, isso pode causar efeitos ruins em quem passa por aqui. Não posso, como formadora de opinião, fechar os olhos para essa cafonice de querer a todo custo ser igual a alguém, a todo custo ter os mesmo hábitos de compra que alguém só porque você admira esse alguém. 
Ainda que não tenha 60 mil acessos por dia como as blogueiras mais famosas, eu me cobro uma responsabilidade com as coisas que escrevo aqui e com as pessoas que diariamente dedicam uma parte do seu tempo para passar por aqui. Uma pena que tenha gente que não entenda isso, que não concorde com isso e que expresse sua não concordância de forma arrogante, frouxa e desnecessária.
Falarei de moda, das minhas wishlists imaginárias, das minhas compras efetivas e dos meus desejos fashions até quando achar que devo. Mas continuarei falando também do outro lado da moeda, da necessidade de um consumo consciente, da irritação com abordagem irritantes das marcas de fast fashion com seus cartões e de qualquer outro tipo de postagem que envolva mais texto e menos montagens, mais reflexão e menos desejos. E sinto muito se tem alguém que não concorda; ou melhor, que não concorda e que não sabe discordar de forma elegante como uma verdadeira madame é capaz de fazer.
Quem quiser perder seu tempo comentando aqui com assinatura anônimas e com textos mal educados, sinta-se à vontade. Opção minha permitir o anonimato e não apagar os comentários. Só saibam que tais palavras não me afetam negativamente; só me fazem ter certeza do meu papel aqui no Armário de Madame que é compartilhar idéias, conversar com as (verdadeiras) madames e, entre uma coisa e outra, falar de algo mais que bolsas, sapatos e maquiagem – embora tudo isso tenha lugar garantindo e especial no coração da gente, néam?
Boa tarde! 🙂
Esse post foi publicado em Opinião de Madame, recadinho. Bookmark o link permanente.

34 respostas para >Pequenos ecos de um ingênuo "ps"

  1. >Otimo texto!Já tinha comentado no outro post que tinham resumido toda a informação que você única e exclusivamente no que estava no PS.ESqueceram das informações que realmente importavam no texto!Bjushttp://tempestadedeinformacao.blogspot.com/

  2. Martinha disse:

    >Justamente, manu…comecei esse post de hoje falando isso exatamente baseado no que você falou, que é a maior das verdades.bjoss!

  3. >concordo plenamente em você! temos mesmo que ter responsabilidade por toda informação publicada, blog não é brincadeira, é mais que isso! e a moda, não tem como explicar em um comentário, mas é muito mais do que pensam!beijoos, querida!

  4. Frances Hora disse:

    >Meninaaaa, só li hj o post da Eudora!!!!! Estava desatualizada heheheheheheQueria tb ter aproveitado tb!!!! buaaakkkkkkkkkkkkkgostei das embalagens tb!! E lembre-se de postar aqui qdo usar os produtos! Foi ótimo vc ter comprado essas coisas com esse precinho legal!!É sempre bom comprar coisas boas e de preço acessíel, né? E maquiagem então é melhor ainda, pois sempre temos que renovar o estoque e não é por consumismo não, mas pq os produtos têm data de validade e aí já viu, né?Quanto ao consumismo desenfreado dum monte de gte que tem por aí, eu concordo com vc!!! De que vale se endividar toda para dizer que tem a bolsa, o short, o sapato que a blogueira A, B ou C postou no blog.Acho que elas cumprem a função delas, postam as primeiras novidades das marcas, coisas super bacanas, mas isso não quer dizer que a gte tenha que fazer das tripas o coração para ter tudo igual, não??E blogs como o seu estão aqui para mostrar que é possível ficar na moda, vestir-se bem e estar bonita dentro do orçamento de cada uma.E pouco importa o qto a gte ganha ou o qto o pai tem ou o marido permite, o fato é que tem mta coisa boa no mundo que n custe o olhos da cara, né não??Foi mal o comentário monstrinho heheheheheaaahhh, respondi um comentario seu no twitter ontem e perguntei ate qdo vc fica em sampa!!! Uma dica p tu! hehehehehehehe

  5. >Oi Martinha ,Nos conhecemos(mais ou menos nos conhecemos rsrs )… no movimento iguatemi de moda, vc pediu para tirar uma fotos minha e das minhas amigas …em fim … desde então olho seu blog quase que diariamente … Fiquei encantada primeiro com a sua delicadeza e eduacação pessoalmente e depois com o blog que é maravilhoso! Qualquer pessoa que conhece minimamente esse blog e diria até você( pq através do blog conhecemos vc tb ) sabe que a sua intenção não foi de se fazer de nada… ou criar polêmica com suas formas de pagamento! Queria deixar claro meu apoio a seu post de compras consciente pois acho a maior das idiotices comprar sem poder pagar 😉 Vc é uma fofa, não liga pra isso não pq com certeza é inveja! Beijão

  6. Martinha disse:

    >Clarissaa!Assim que li seu post fui correndo atrás das fotos do MMI para lembrar direitinho do seu rosto!! ai que legal que aquela foto trouxe você aqui pro Armário e que você entra até hoje!!! ganhei o dia! hahahobrigada pelo seu comentário. gosto tanto de cada segundinho que dedico ao blog que é chato ver alguma pessoas perdendo tempo em ser rudes. mas, enfim, como disse no post, não são comentários assim que vão me fazer mudar. acredito no que faço sabe??obrigada pelas visitas, pelo comentário e quem sabe a gente não se vê no próximo MMi!hihihbjsss

  7. >Isso mesmo , não se deixe abater por pequenos detalhes! Sera um prazer ver vc novamente, por enquanto vou olhando tudo por aqui!!! 🙂

  8. Tárcilla disse:

    >Relaxa, que se alguém se deu o trabalho de deixar um comentário tosco no mesmo dia em que vc postou, deve ser porque se interessa pelo seu blog. Então vc tá por cima!..E o blog tá ótimo! Conheci através do Just Lia, que postou fostos com vc em salvador.Bjs!

  9. Regiane Ivo disse:

    >Eu sempre brinco que não quero ter uma casa dentro do meu guarda-roupa e não ter onde morar, como a Carrie naquele episódio de Sex and the city.Mas falando sério, também tenho um blog, sou viciada em revistas de moda e tendências… Porém meu fluxo de compras é muito pequeno, sinceramente eu quase não compro roupas, eu pondero muito antes de comprar qualquer peça, sempre preferi investir num acessório legal que eu posso fazer mil combinações ao invés de uma peça que as vezes usasse pouquissimo… E assim eu vou levando minha vida, não me visto mau e todo dia pratico minha criatividade. Porque se vestir bem não é ter o closet atolado de roupas caras e grifadas.Você tá certa de falar sim, cartão de crédito é uma navalha, você gasta e não tem a sensação que tá gastando porque não vê o dinheiro sair, só se dá conta quando se depara com o rombo na fatura. As pessoas tem que começar a pensar no consumo mais consciente, hoje você tem para gastar, porém amanhã amanhã esse dinheiro pode te fazer falta.Bjuswww.channelfake.blogspot.com

  10. >Gostei muito deste site e por isso resolvi colocar uma mensagem para conhecimento de todos. Já existe uma maneira de se fazer grampo de celular. Chama-se telefone espião. Você pode encontrar no site http://www.celularespiao.net

  11. Lorna disse:

    >Oxe, que maluquice! A única expressão que posso usar 🙂 para essa "confusão". Tem muita gente doida nesse mundo, viu? Pior, gente grossa…acho que o blog é seu e você fala o que quiser e ponto. Também acho importante/interessante falar de outros assuntos nos blogs de moda principalmente sobre finanças. O que adianta ter as coisas da moda se você não tem como pagar? Nos blogs "famosos", o que eu vejo é um desfile de chanel,louboutin e afins. Nada contra, pelo contrário, acho tudo lindo e maravilhoso, mas se que boa parte das pessoas não podem comprar. Junte essas marcas, com milhares de outras coisas + desejos femininos + cartão de crédito e o resultado pode ser péssimo. Acho que quem criticou deve ter entendido de outra forma…Enfim, achei válido.Ps: achei o link do madame no blog da Lays (a noiva mais empolgada desse mundo 🙂 ), entro sempre que posso paradar uma bisbilhotada. Gosto que vc faz um estilo mais básico, me identifico :).

  12. Anonymous disse:

    >Marta, vc me desculpa, mas muito do que vc escreve me soa como hipocrisia. Evidente que vc gastou muito mais do que 5 minutos pensando. Senão, não teria feito um Post somente sobre o assunto.No meu ponto de vista seria muito mais elegante, a postura de uma verdadeira madame, vc pedir desculpas pela gafe que cometeu, do que de certa forma ficar atacando as pessoas que comentaram negativamente. Ou então, dizer que era isso mesmo, que vc pagou no débito pq tem dinheiro para isso,que é consumista mesmo, que queria mostrar que pode compra etc, etc, etc..e pronto. Não fique na corda bamba, que vc perde credibilidade. Ou é ou não é.Bárbara

  13. Martinha disse:

    >Tárcilla,obrigada pelo comentário! besteira mesmo perder tempo com isso. só fiz um novo post para esclarecer minha intenção, mas não necessariamente para mudar a opinião de alguém. aliás, nada contra a opinião de ninguém..mas falta de educação não dá, ne??olha, a lia é uma fofa, adorei conhecê-la lá no carnaval. uma honra uma leitora dela por aqui também! bjss

  14. Martinha disse:

    >Lorna, a lays é uma figura, neee?? adorei ter conhecido ela nesses últimos tempos! obrigada pela visita (e pelo apoio!) hihihbjss!!

  15. Martinha disse:

    >Barbara,Não gastei mais de 5 minutos pensando nisso mesmo não. Esse texto escrevi num tapa, uma espécie de recorde..era tão natural o que tinha pra falar, que foi bem rapidinho. mas eu dizer isso é só mais um item que entra pra sua lista de hipocrisia da minha parte.e, pra terminar, como disse no texto, não me arrependo do que falei e por isso, não tenho porque pedir desculpas. eu, hein? parece que ler e não quer entender.. anyway, obrigada pelo comentário assinado! 🙂

  16. BelezaSanta! disse:

    >Nossa Martinha, mandou super bem com o texto e muitas madames como eu conconda com seu ponto de vista, com o consumo consciente, com o outro lado da moeda, de só comprar quando pode pagar, enfim achei muito bacana suas colocações. Mas o melhor de tudo é que essas pessoas que estão criticando, gastam nem que seja "5 minutinho" passeando por aqui!!!Dando ibope!! rsrsr beijoswww.belezasanta.blogspot.com

  17. Mariela disse:

    >Marta, adoro o seu blog e acho que isso tudo é inveja … o blog é seu e vc escreve o que acontece no seu dia a dia, não tem pq mentir so para agradar outras pessoas …Sucesso! seu blog é maraaaa

  18. Liu disse:

    >Agora querem dizer o que temos que escrver em nossos blogs? Façam seus próprios blogs e escrevam o que quiserem, esse espaço é de Marta e de quem gosta dela, ninguem é origada a vir aqui todo dia, vem pq quer e ele escreve o que quer e gosta, deixem de inveja e vão trabalhar pra poder gastar tb, getinha sem noção.bjo Martiha

  19. Anne disse:

    >Como uma madame , vim aqui dar minha opnião.Quando eu li eu simplismente fiquei meio assim .. pensei que você deve ter uma situção boa.. já que você disse que você comprou porque podia mesmo (e foram muitas coisas) . Mas nada contra , é super da sua opinião dizer ou não , não achei nada demais .Adoro o blog.. sucesso sempre e deixa pralá porque inveja tem em todo lugar viu!

  20. >Martinha, encontrei seu blog por acaso, por amar esses sites que ajudam às pessoas a se encontrarem dentro de uma guarda roupa que, muitas vezes não se encontra nada. Sou daqui de Salvador e me via doida vendo cada look lindo em outros blogs e não poder ter acesso! Mas agora, com suas diquinhas, eu posso! 😀 Venho aqui todo dia, antes mesmo de entrar no face! Haha!Então, aproveitei esse seu post pra dizer que não foi nada demais você ter colocado aquilo; muito pelo contrário: ajudou todas as madames a perceberem que antes de ter uma louis vuitton, é preciso ter consciência. E se hoje, alguma tiver, você com certeza ajudou pra que isso acontecesse!Vai fundo! Você arrasa 🙂 E eu adooooro!! Haha!

  21. >menina, fiquei besta com os comentários lá do post anterior, algo completamente desnecessário da parte delas, nossa..O texto está ótimo, nada como uma compra inteligente. Já caí na besteira de parcelar uma compra em infinitas vezes só pra ter a peça do momento, mas esse erro não cometo mais, não vale a pena.Adoro seu blog.Beijoswww.profissaoperua.blogspot.com

  22. >Martinha, faltou vc hje la … foi muuuito bom o lancamento !!! Que dia vc chega??? Vamos atualizar a lojinha !!! bjao pra vc , curta bastanteee essa terrinha e volte com a mala recheada de novidades dai…

  23. Daniela disse:

    >Achei bastante interessante sua crítica e politicamente correta. É realmente importante alertar contra o consumismo desenfreado numa sociedade tão consumista como a nossa.Por outro lado, não acho legal também vc dizer que dividir em várias vezes é brega… Não acho nada demais uma pessoa juntar um dinheirinho ou, até mesmo, se dar ao luxo de comprar aquela bolsa sonho de consumo, que vc n tem condições de pagar à vista, em 12 vezes no cartão. Desde que feito sem exagero e conscientemente, é claro! Existem pessoas que se afogam em dívidas fazendo isso? Sim. Porém, conheço muitas outras (e aqui em incluo) que sabem organizar bem suas finanças e, sim, de vez em quando, compram algo em 400 mil vezes… rs.Eu sei que sua intenção foi das melhores e eu entendi muito bem o que vc quis dizer. Mas pode não ter soado tão legal pra algumas pessoas… Cada um faz o que pode e o que é melhor para si na hora de fazer suas compras!Fica aí a dica! 😉

  24. >Menina que é isso?! Só por causa de um ps? Acompanho blogs como o seu há um tempo e vira e mexe acontece coisas desse tipo, é triste constatar que ainda tem gente que ao inves de procurar crescer vive procurando um vacilo dos outros pra atacar. Mas enfim, gosto bastante do seu blog, e sempre que posso dou uma lida! Beijos!

  25. Luana Gazineo disse:

    >Engraçado como realmente há males que vem para o bem!! Graças a essas "queridas leitoras polêmicas", você pode conhecer muitas outras leitoras queridas, que te acompanham sempre e adora o que você escreve!! Eu sou uma dessas também. Estou sempre torcendo pelo seu sucesso! Beijo imenso!

  26. Adélia disse:

    >Oi querida, acompanho seu blog há pouquinho tempo, mas já faz parte das minhas leituras quase diárias. Concordo com tudo que vc falou. Os desejos devem ser proporcionais às nossas possibilidades, sem cairmos naquela de achar que "vale tudo" para termos uma bolsa ou sapato novo. Acho que algumas pessoas se preocupam com coisas tão pequenas, não entendo porque seu PS no post da Eudora gerou tanta polêmica… cada uma deve gastar seu dinheiro da maneira como quer, e os blogs devem servir como referência de moda e tendências, mas não como um manual de comportamento. Visito vários blogs de maquiagem e moda, e tenho aprendido muito com eles. Aprendi a ter mais consciência e comprar com um nível até maior de exigência. Hoje eu seleciono melhor minhas compras e busco o maior custo benefício possível. Ao contrário de fazer dívidas desenfreadas, aprendi a consumir com mais bom senso. Um beijo pra vc e continue postando tudo que achar legal e interessante, afinal o blog é seu e entra aqui quem quer!

  27. Monique disse:

    >marta, na moral, pare de perder seu tempo com isso. você ta gastando tempo, energia, paciência com essas coisas pequenas.deixa pra lá. nem sempre você vai ser interpretada da maneira correta e nem sempre vai agradar a 100% das pessoas. sério, manda pastar e joga pra cima que deus segura =)

  28. Natalia Wolff disse:

    >Xuxu, o blog é e está o máximo entro sempre e acho que você faz um ótimo trabalho, agora você não vai poder se abalar tanto com as opiniões alheias, senão vai perder muito do seu tempo e gastar sua energia para coisas ruins e não para criar, como deveria. Faz parte, o mundo é assim e não se preocupe e nem fique chateada. Sinceramente, não vale a pena. Fazendo o trabalho que você faz, está sujeita a julgamento, sendo ele produtivo ou não, basta selecionar o que te interessa mais 😉 Beijo amor

  29. Virna Lima disse:

    >Martinha, concordo em tudo com vc e acho que as pessoas que não concordam ou n gostam do que vc faz, que simplesmente n visitem o blog e pronto. Mas na verdade a coisa vai além disso. É a extrema necessidade de TENTAR deixar os outros para baixo e criticar negativamente o trabalho de alguém que se dedica a algo, porque normalmente estas pessoas, n tem o que fazer. A sua vida e a dos outros é mais importante do que a dela mesma.Beijos

  30. >Martinha,Mais uma vez "tiro o chapéu" para vc!!!Seu texto está excelente!!! Sua análise, não é superficial e é bastante embasada. Cadê um jornal ou revista de moda que ainda não te contratou???Só queria completar uma coisa: Cada um gastar com o que acha melhor, dando um determinado valor a determinada coisa. Acho que nessa sociedade de consumo exagerado, vc não tem que gastar muito e sim gastar BEM!!! As vezes o barato sai caro!!!bjos

  31. Mayda Luz disse:

    >Martinha ! Achei seu comentário super válido, você não está tirando onda de forma nenhuma e, sim, como uma excelente blogueira, fez divinamente a sua parte de alertar as suas leitoras sobre o consumo consciente !Beeijos, Mayhttp://qualasuacor.com/

  32. Anonymous disse:

    >Não sabia que quem pagava suas próprias contas no débito era automaticamente rico! Hahahaha!E se for, não sabia que isso fosse ser ofensivo a tanta gente!Sou "mais velha" do que suas leitoras (e você) mas de vez em quando passo pelo seu blog em uma lista de outro blog e entro pra ver o que há de novo!Eu pago tudo no débito, mas não é porque tenho muito dinheiro, é consciência mesmo! E olha que precisei passar dos 30 pra adquirir o que você já tem, tão mais jovem!Parabéns, e que bom que você não se deixa intimidar por pobres de alma!Beijos!Olga.

  33. >independente do q foi dito e o q foi entendido, achei maravilhoso vc , com muita educacao, dar uma explicaçao(satisfaçao a quem , por algum motivo, lê e comenta seu blog. para estar na rede precisa ter respeito aos q aki frequentam. adorei sua postura. bjsps (kkkkk), sério. continue sendo original, autentica .

  34. Lívia disse:

    >Martinha, Sou nova por aqui e já virei fã do blog tanto pelo conteúdo, quanto pela forma com que respeita e leva a sério o que faz. Parabens! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s